Pular para o conteúdo principal

Quanto de trabalho infantil tem o seu chocolate?

GEOGRAFIA 8


Você sabia que boa parte do chocolate que você compra começa com o trabalho infantil. Em vários países do continente africano é comum ver crianças empunhando fações em plantações de cacau que avançam contra florestas da região.

Mas trabalho infantil é crime. Sim, mas para muitas crianças essa é a única garantia que terão algo para comer. A situação de miséria em países como Burkina Faso levaram crianças a se oferecerem para trabalhar por comida. Alguns são órfãos e acabam sendo entregues para produtores de cacau como forma de mão de obra.

Alguns podem dizer que o chocolate produzido no Brasil é feito com cacau daqui e que não temos isso!!Infelizmente temos sim e não é só com o cacau. Com várias outras culturas extrativistas também como o caju e o açaí.

A maior parte do chocolate brasileiro é produzido a partir de cacau importado da África. O Brasil não consegue produzir cacau suficiente para atender a essas fábricas. Ou seja, você deve ter consumido algum chocolate que foi feito a partir do cacau colhido por um menininho de 5 anos de Burkina Faso sim.  Triste né!!

Uma forma de conferir a origem do cacau que você como é ver se é importado. No rótulo você consegue checar isso. Vamos comer chocolate feito com cacau nacional?

Sobre trabalho infantil: https://www.chegadetrabalhoinfantil.org.br/trabalho-infantil/conceito/

Em relação ao trabalho infantil. Sabemos que a situação da Pandemia empobreceu várias famílias no mundo todo e muitas crianças tem se arriscado nas ruas trabalhando para ajudar no sustento de suas famílias. Você conhece pessoas nessa situação?

Atividade: Quais soluções poderiam ajudar a acabar com o trabalho infantil no mundo e no Brasil? Faça um desenho ou escreva uma frase sobre.

Envie para a gente o seu desenho ou frase. Envie no grupo do Whatssap de seu ano ou envia no email nandaspeleo@gmail.com.

Assista parte do documentário “O lado negro do Chocolate” abaixo e veja a triste situação do trabalho infantil nas culturas de cacau no continente africano.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steve Cutts: o cara da animação critica sociedade consumista.

Apresento para vocês outro vídeo  "Man". Animação muito interessante na mesma linha do documentário "História das Coisas". A animação é de  Steve Cutts, que numa simples desenho animado, buscou mostra a realidade da relação homem X Natureza na atualidade.  A apesar de ser uma ficção Steve ilustra de forma lúdica um grande problema de nossa sociedade moderna. Para que não conhece Steve Cutts aí vai um pouco da história dele. "S teve Cutts  é ​​um artista independente de Londres. Especializado em  arte ,  ilustração  e  animação . Depois de estudar Belas Artes na Universidade de Farnham, ele começou a trabalhar como ilustrador na agência de comunicação londrina, Glue Isobar, onde trabalhou por quatro anos antes de ingressar no mundo do freelance." Ele já produziu trabalhos para clientes como Coca-Cola, Bacardi, Toyota, Reebok, Sony PSP, The Guardian, Kelloggs, Philips, Three e Jamesons, entre outros. Steve está ficando bastante con...

A culpa é de quem?

Olá moçada, atualmente o tema falta de água está em destaque na mídia e até mesmo nas rodas de conversa do dia-a-dia. Gostariam que refletissem sobre os reais autores desse processo. A culpa é de quem? De todos, já que há muito desperdício de água. Dos governos que não criam políticas publicas adequada para melhorar a gestão das águas. Do Efeito Estufa. Para embasar os comentários de vocês acessem o site do Projeto Manuelzão: http://www.manuelzao.ufmg.br/

Início dos trabalhos

Olá queridos alunos, iniciaremos nosso blog com uma atividade interativa que será a construção coletiva de textos que busquem relacionar a sociedade e a natureza.  Nosso objetivo inicial será o de proporcionar uma discussão coletiva em nossa sala de aula sobre o nosso papel no equilíbrio ambiental do planeta e divulgar os resultados na rede. Para dar início aos trabalhos vamos assistir  " A história das coisas". Trata-se de um pequeno documentário sobre  como colaboramos diariamente para a destruição dos ecossistemas. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai desde a extração dos recursos naturais, passando pela indústria, compra e descarte, até chegar aos aterros sanitários e lixões. Em apenas 20 minutinhos vocês terão uma grande surpresa!