Pular para o conteúdo principal

COVID 19 E POVOS INDÍGENAS

Ética e Cidadania/Ensino Religioso


A devastadora passagem do coronavírus pelo planeta vem tornando os idosos suas principais vítimas no mundo inteiro. Eu mesma perdi minha avó de 84 anos (16/07/2020) para esse vírus.   E essa situação tem afetado também as comunidades indígenas no Brasil todo. Há poucos dados sobre as mortes desses povos, mas pelo menos 122 indígenas com mais de 60 anos, segundo levantamento da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) até 30 de junho morreram. Para os povos originários, essa dura realidade vai além do luto; significa perder gigantescos acervos culturais. Os anciãos indígenas são guardiões da sabedoria tradicional, “bibliotecas vivas”, costuma-se dizer. E o coronavírus vem apagando o passado desses grupos.

 

Muitos pajés, que são as pessoas que podem entrar em contato com as entidades espirituais, utilizam a sabedoria aprendida com os espíritos para aconselhar as pessoas e fazer rituais de cura, são idosos e eles estão morrendo.  Isso é grave, pois eles têm um papel extremamente importante.


Pajé curandeiro Kissibi Kumu: "O branco marca tudo no papel, o índio tem tudo na cabeça" Ele participou do filme "Tainá".

 

‘Um pouco do médico, padre e psicólogo’

 

Diferentemente das sociedades capitalistas em que o conhecimento está disseminado, as aldeias têm regras para sua transmissão. Os saberes tradicionais não são facilmente encontrados a um clique do computador. São os mais velhos que passam, oralmente, o conhecimento adiante. Geralmente aos netos, já que os adultos estão ocupados demais garantindo a subsistência das famílias. Os idosos ensinam às crianças as regras básicas de sobrevivência, como o conhecimento sobre os recursos naturais, que servem para a alimentação ou construção de moradias. E a morte deles é um duro golpe a sua comunidade.

 

Crianças Guaranis e sua bisavó no Paraná, 2019.

A religião deles é a animista (aquelas que colocam como seres sobrenaturais e divinos elementos da natureza, como o Sol, a Lua e as florestas). Além de valorizar todo o ecossistema valorizam muito os idosos, pois, como já foi dito, eles são a base da cultura indígena.

Os elementos da natureza são sagradas para os povos indígenas.

Você já parou para perceber como nossa sociedade capitalista trata os idosos (anciões)?!! Pense nisso!!

Para denunciar maus tratos aos idosos DISQUE 100. 

Vamos assistir aos vídeos abaixo e ver a GRAVE situação do CORONAVÍRUS nas tribos indígenas no Brasil e como isso tem afetado essas comunidades.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steve Cutts: o cara da animação critica sociedade consumista.

Apresento para vocês outro vídeo  "Man". Animação muito interessante na mesma linha do documentário "História das Coisas". A animação é de  Steve Cutts, que numa simples desenho animado, buscou mostra a realidade da relação homem X Natureza na atualidade.  A apesar de ser uma ficção Steve ilustra de forma lúdica um grande problema de nossa sociedade moderna. Para que não conhece Steve Cutts aí vai um pouco da história dele. "S teve Cutts  é ​​um artista independente de Londres. Especializado em  arte ,  ilustração  e  animação . Depois de estudar Belas Artes na Universidade de Farnham, ele começou a trabalhar como ilustrador na agência de comunicação londrina, Glue Isobar, onde trabalhou por quatro anos antes de ingressar no mundo do freelance." Ele já produziu trabalhos para clientes como Coca-Cola, Bacardi, Toyota, Reebok, Sony PSP, The Guardian, Kelloggs, Philips, Three e Jamesons, entre outros. Steve está ficando bastante con...

A culpa é de quem?

Olá moçada, atualmente o tema falta de água está em destaque na mídia e até mesmo nas rodas de conversa do dia-a-dia. Gostariam que refletissem sobre os reais autores desse processo. A culpa é de quem? De todos, já que há muito desperdício de água. Dos governos que não criam políticas publicas adequada para melhorar a gestão das águas. Do Efeito Estufa. Para embasar os comentários de vocês acessem o site do Projeto Manuelzão: http://www.manuelzao.ufmg.br/

Início dos trabalhos

Olá queridos alunos, iniciaremos nosso blog com uma atividade interativa que será a construção coletiva de textos que busquem relacionar a sociedade e a natureza.  Nosso objetivo inicial será o de proporcionar uma discussão coletiva em nossa sala de aula sobre o nosso papel no equilíbrio ambiental do planeta e divulgar os resultados na rede. Para dar início aos trabalhos vamos assistir  " A história das coisas". Trata-se de um pequeno documentário sobre  como colaboramos diariamente para a destruição dos ecossistemas. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai desde a extração dos recursos naturais, passando pela indústria, compra e descarte, até chegar aos aterros sanitários e lixões. Em apenas 20 minutinhos vocês terão uma grande surpresa!