Vamos conhecer mais sobre essa África magnífica? A primeira coisa que você tem que saber que a África é muito diversa. Esse grande território, habitado por mais de um bilhão de pessoas, apresenta grande diversidade física, étnica, cultural e econômica. Todos esses elementos contribuíram para uma subdivisão regional, que estabeleceu a África Mediterrânea (também chamada de África Islâmica ou Setentrional) e a África Subsaariana.
Porém essa divisão não consegue representar grande riqueza étnica que o continente possui. E as divisões dos países muito menos. As fronteiras desse continente são muito frágeis e não representam, na maioria dos países, a organização étnica/cultura dos povos que ali habitam.
A divisão do continente africano no final do século XIX “Partilha da África” expôs graves erros desse processo. Etnias rivais há séculos ficaram num mesmo território, assim sendo, gerando atritos que culminaram em diversas guerras civis e conflitos político-sociais presentes até os dias atuais. Os limites dos países africanos não obedeceram as fronteiras territoriais dos conjuntos étnicos. Um grave erro que contribui parra o caos social da África.
Uma das consequências desse "Partilha" foram inúmeros conflitos que assolaram vários países africanos durante décadas (alguns vivem esses reflexos até hoje).
Comentários
Postar um comentário
Obrigada por comentar. Abraço Fernanda