Pular para o conteúdo principal

África não é só pobreza, sabia?

Geografia 8

Se tiver que definir “África” numa só palavra, qual é a primeira que lhe vem à cabeça? Talvez “pobreza” ou “fome” sejam duas opções. Mas há um projeto que quer mostrar o continente africano além das desigualdades sociais, da proliferação de doenças ou das limitações no desenvolvimento. Tudo começa com a hashtag #theafricathemedianevershowsyou (A África que os media nunca te mostram) a que se junta uma fotografia de uma paisagem bela, de um prato apetecível, de um monumento inesquecível ou de uma situação inesperada. Esse movimento ganhou o mundo e mostrou que a África não é só mazelas.

Veja algumas imagens compartilhadas por esse movimento para divulgar as belezas da África.

Vamos conhecer mais sobre essa África magnífica? A primeira coisa que você tem que saber que a África é muito diversa. Esse grande território, habitado por mais de um bilhão de pessoas, apresenta grande diversidade física, étnica, cultural e econômica. Todos esses elementos contribuíram para uma subdivisão regional, que estabeleceu a África Mediterrânea (também chamada de África Islâmica ou Setentrional) e a África Subsaariana.


Mapa da divisão da África: Africa Mediterrânea ao norte e África Subsaariana ao Sul.

Porém essa divisão não consegue representar grande riqueza étnica que o continente possui. E as divisões dos países muito menos. As fronteiras desse continente são muito frágeis e não representam, na maioria dos países, a organização étnica/cultura dos povos que ali habitam. 


A divisão do continente africano no final do século XIX “Partilha da África” expôs graves erros desse processo.  Etnias rivais há séculos ficaram num mesmo território, assim sendo, gerando atritos que culminaram em diversas guerras civis e conflitos político-sociais presentes até os dias atuais. Os limites dos países africanos não obedeceram as fronteiras territoriais dos conjuntos étnicos. Um grave erro que contribui parra o caos social da África.

África do Sul.

Egito (norte da África).

Marrocos (Norte da África).

Moçambique (sudeste da África).

Somália (Nordeste da África).



Uma das consequências desse "Partilha" foram inúmeros conflitos que assolaram vários países africanos durante décadas (alguns vivem esses reflexos até hoje). 


Acima temos dois mapas que comparam as fronteiras políticas e étnicas do continente africano.

Além dos conflitos étnicos gerados pela "Partilha da África" a segregação racial foi marcante em vários países. Tal situação gerou mais desigualdades nesse continente. A segregação mais conhecida no mundo foi a do Apartheid. O Apartheid (em africâner significa "separação") foi um regime de segregação racial que ocorreu na África do Sul a partir de 1948, o qual privilegiava a elite branca do país, que perdurou até as eleições presidenciais de 1994, ano em que ascendeu ao poder Nelson Mandela, o maior ícone de liderança da África Negra, que pôs fim ao regime segregacionista, lutando pela igualdade racial na África do Sul.



Assista o vídeo abaixo e sabia mais sobre o que foi o Apartheid.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steve Cutts: o cara da animação critica sociedade consumista.

Apresento para vocês outro vídeo  "Man". Animação muito interessante na mesma linha do documentário "História das Coisas". A animação é de  Steve Cutts, que numa simples desenho animado, buscou mostra a realidade da relação homem X Natureza na atualidade.  A apesar de ser uma ficção Steve ilustra de forma lúdica um grande problema de nossa sociedade moderna. Para que não conhece Steve Cutts aí vai um pouco da história dele. "S teve Cutts  é ​​um artista independente de Londres. Especializado em  arte ,  ilustração  e  animação . Depois de estudar Belas Artes na Universidade de Farnham, ele começou a trabalhar como ilustrador na agência de comunicação londrina, Glue Isobar, onde trabalhou por quatro anos antes de ingressar no mundo do freelance." Ele já produziu trabalhos para clientes como Coca-Cola, Bacardi, Toyota, Reebok, Sony PSP, The Guardian, Kelloggs, Philips, Three e Jamesons, entre outros. Steve está ficando bastante con...

A culpa é de quem?

Olá moçada, atualmente o tema falta de água está em destaque na mídia e até mesmo nas rodas de conversa do dia-a-dia. Gostariam que refletissem sobre os reais autores desse processo. A culpa é de quem? De todos, já que há muito desperdício de água. Dos governos que não criam políticas publicas adequada para melhorar a gestão das águas. Do Efeito Estufa. Para embasar os comentários de vocês acessem o site do Projeto Manuelzão: http://www.manuelzao.ufmg.br/

Início dos trabalhos

Olá queridos alunos, iniciaremos nosso blog com uma atividade interativa que será a construção coletiva de textos que busquem relacionar a sociedade e a natureza.  Nosso objetivo inicial será o de proporcionar uma discussão coletiva em nossa sala de aula sobre o nosso papel no equilíbrio ambiental do planeta e divulgar os resultados na rede. Para dar início aos trabalhos vamos assistir  " A história das coisas". Trata-se de um pequeno documentário sobre  como colaboramos diariamente para a destruição dos ecossistemas. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai desde a extração dos recursos naturais, passando pela indústria, compra e descarte, até chegar aos aterros sanitários e lixões. Em apenas 20 minutinhos vocês terão uma grande surpresa!