Pular para o conteúdo principal

“O Agro é Tech, o Agro é Pop o Agro é tudo”. Será?!?

Geografia 9 

O agronegócio corresponde à junção de diversas atividades produtivas que estão diretamente ligadas à produção e subprodução de produtos derivados da agricultura e pecuária. Ele está muito presente em nossas vidas desde a roupa que vestimos à comida que ingerimos.  Essa atividade é responsável por boa parte dos produtos que são vendidos para o exterior e são muito importantes para a economia do país.



Entretanto, são atividades que precisam de grandes propriedades rurais e maquinários modernos para a produção. O que contribui para a formação de latifúndios (grandes propriedades de terra) e desemprego no campo (devido ao uso intensivo de maquinários). Além de ter um alto custo ambiental (uso excessivo de água, agrotóxicos, fertilizantes químicos e desmatamento).

Mapa e imagens das queimadas na Amazônia em agosto de 2019.


Grande área desmatada na Amazônia para expansão da agropecuária, 2019.

Grande área desmatada na Amazônia para expansão da mineração, 2018.

As qualidades climáticas do Brasil somadas ao alto e progressivo investimento dos produtores rurais resultaram no status de “fronteira agrícola do mundo” ou “o celeiro do mundo”, sendo um dos cinco maiores em produção de grãos e com projeção de ultrapassar os Estados Unidos em Breve. O Brasil é um dos poucos países do mundo que ainda “teoricamente” teria áreas que poderiam ser utilizadas para a expansão da produção. Mas essas terras estão na Amazônia região de maior biodiversidade ambiental do planeta e extremamente importante para o equilíbrio ambiental do mundo.

Mapa da fronteira agrícola do Brasil e território da produção de soja. 

Tal situação explica a preocupação mundial com a escalada do desmatamento e tem provocado reações políticas e econômicas de vários países. Há tendência mundial é de valorizar produtos com selos ambientais. O mundo já entendeu, principalmente com a Pandemia do Coronavírus, que nossas ações causam conseqüências para todo o planeta.

A propaganda da Globo tem evidenciado uma agropecuária moderna e preocupada com o ambiente, mas será que é isso que acontece na realidade. Uma analise fria é que o mundo precisa ser alimentado, mas precisamos conservar os ecossistemas que nos cercam e até mesmo garantir a manutenção da vida no planeta.


Assistam também os vídeos abaixo e tirem suas conclusões:



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steve Cutts: o cara da animação critica sociedade consumista.

Apresento para vocês outro vídeo  "Man". Animação muito interessante na mesma linha do documentário "História das Coisas". A animação é de  Steve Cutts, que numa simples desenho animado, buscou mostra a realidade da relação homem X Natureza na atualidade.  A apesar de ser uma ficção Steve ilustra de forma lúdica um grande problema de nossa sociedade moderna. Para que não conhece Steve Cutts aí vai um pouco da história dele. "S teve Cutts  é ​​um artista independente de Londres. Especializado em  arte ,  ilustração  e  animação . Depois de estudar Belas Artes na Universidade de Farnham, ele começou a trabalhar como ilustrador na agência de comunicação londrina, Glue Isobar, onde trabalhou por quatro anos antes de ingressar no mundo do freelance." Ele já produziu trabalhos para clientes como Coca-Cola, Bacardi, Toyota, Reebok, Sony PSP, The Guardian, Kelloggs, Philips, Three e Jamesons, entre outros. Steve está ficando bastante con...

A culpa é de quem?

Olá moçada, atualmente o tema falta de água está em destaque na mídia e até mesmo nas rodas de conversa do dia-a-dia. Gostariam que refletissem sobre os reais autores desse processo. A culpa é de quem? De todos, já que há muito desperdício de água. Dos governos que não criam políticas publicas adequada para melhorar a gestão das águas. Do Efeito Estufa. Para embasar os comentários de vocês acessem o site do Projeto Manuelzão: http://www.manuelzao.ufmg.br/

Início dos trabalhos

Olá queridos alunos, iniciaremos nosso blog com uma atividade interativa que será a construção coletiva de textos que busquem relacionar a sociedade e a natureza.  Nosso objetivo inicial será o de proporcionar uma discussão coletiva em nossa sala de aula sobre o nosso papel no equilíbrio ambiental do planeta e divulgar os resultados na rede. Para dar início aos trabalhos vamos assistir  " A história das coisas". Trata-se de um pequeno documentário sobre  como colaboramos diariamente para a destruição dos ecossistemas. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai desde a extração dos recursos naturais, passando pela indústria, compra e descarte, até chegar aos aterros sanitários e lixões. Em apenas 20 minutinhos vocês terão uma grande surpresa!