Pular para o conteúdo principal

DIREITO A CIDADE

GEOGRAFIA 5

Olá! Nas postagens anteriores falamos sobre as transformações que as cidades sofreram com o passar do tempo. Você sabia que o tempo faz isso com qualquer lugar. Antigas construções são demolidas para dar lugar a novas e novas cidades surgem.

 

A ampliação das cidades brasileiras ocorre, geralmente, sem planejamento, ou seja, casas, comércios e ruas vão surgindo conforme a população daquele lugar a faz ocorrer. Esse crescimento desordenado causa problemas na qualidade de vida das pessoas. E essa situação gera graves problemas ambientais (como as enchentes e alagamentos que vimos nas postagens anteriores, por exemplo) e sociais também.

Consequência da desigualdade social nas grandes metrópoles brasileiras: contrastes entre um bairro rico e uma vila em São Paulo/SP, 2012.

Consequência da desigualdade social nas grandes metrópoles brasileiras: senhora busca água no Aglomerado da Serra/BH- MG, 2010.

Consequência da falta de saneamento básico: enchentes na periferia de São Paulo/SP, 2020.

 Consequência da falta de saneamento básico: Cenário de poluição urbana e dos recursos hídricos.

Consequência da falta de saneamento básico: população pega água de córrego sem tratamento devido a falta de água na cidade de Itu/SP, 2018.
Consequência da falta de saneamento básico: falta de transporte público de qualidade.


Consequência da falta de saneamento básico: a imagem acima mostra o abismo social que existe nas grandes cidades brasileiras.

Os problemas sociais são sentidos principalmente pelos moradores dos bairros de periferia, comunidades/vilas e aglomerados. Pois eles carecem de uma infraestrutura decente. Eles não são culpados por essa situação e sim vítimas da desigualdade social.

A desigualdade social nas áreas urbanas gera o que chamamos de segregação espacial. 

Lista das maiores metrópoles do Brasil, 2018.

E aí em seu bairro! Esses serviços são executados satisfatoriamente? Conte para nós nos comentários quais são os problemas urbanos enfrentados aí e se há alguma iniciativa para melhorar essa situação.

Assista o vídeo abaixo que produzi para vocês  entenderem  melhor essa situação.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steve Cutts: o cara da animação critica sociedade consumista.

Apresento para vocês outro vídeo  "Man". Animação muito interessante na mesma linha do documentário "História das Coisas". A animação é de  Steve Cutts, que numa simples desenho animado, buscou mostra a realidade da relação homem X Natureza na atualidade.  A apesar de ser uma ficção Steve ilustra de forma lúdica um grande problema de nossa sociedade moderna. Para que não conhece Steve Cutts aí vai um pouco da história dele. "S teve Cutts  é ​​um artista independente de Londres. Especializado em  arte ,  ilustração  e  animação . Depois de estudar Belas Artes na Universidade de Farnham, ele começou a trabalhar como ilustrador na agência de comunicação londrina, Glue Isobar, onde trabalhou por quatro anos antes de ingressar no mundo do freelance." Ele já produziu trabalhos para clientes como Coca-Cola, Bacardi, Toyota, Reebok, Sony PSP, The Guardian, Kelloggs, Philips, Three e Jamesons, entre outros. Steve está ficando bastante con...

A culpa é de quem?

Olá moçada, atualmente o tema falta de água está em destaque na mídia e até mesmo nas rodas de conversa do dia-a-dia. Gostariam que refletissem sobre os reais autores desse processo. A culpa é de quem? De todos, já que há muito desperdício de água. Dos governos que não criam políticas publicas adequada para melhorar a gestão das águas. Do Efeito Estufa. Para embasar os comentários de vocês acessem o site do Projeto Manuelzão: http://www.manuelzao.ufmg.br/

Início dos trabalhos

Olá queridos alunos, iniciaremos nosso blog com uma atividade interativa que será a construção coletiva de textos que busquem relacionar a sociedade e a natureza.  Nosso objetivo inicial será o de proporcionar uma discussão coletiva em nossa sala de aula sobre o nosso papel no equilíbrio ambiental do planeta e divulgar os resultados na rede. Para dar início aos trabalhos vamos assistir  " A história das coisas". Trata-se de um pequeno documentário sobre  como colaboramos diariamente para a destruição dos ecossistemas. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai desde a extração dos recursos naturais, passando pela indústria, compra e descarte, até chegar aos aterros sanitários e lixões. Em apenas 20 minutinhos vocês terão uma grande surpresa!