Pular para o conteúdo principal

OS SUPER-HERÓIS E MUNDO OCIDENTAL

 

O mundo dos quadrinhos reflete seus países de origem e o contexto histórico em que foram criados. Já percebeu que a maioria dos super heróis conhecidos são dos Estados Unidos? Vejam alguns exemplos:

Você sabe por que conhecemos muito bem esses personagens? 

Por que nossa cultura é influenciada pelas grandes potências econômicas do mundo ocidental. E um das formas de impor seu modelo de vida e promover o consumo de seus produtos é influenciar as pessoas com a indústria cultural. Os quadrinhos, filmes, séries, músicas são formas de promover essa influência. 

Quais os países que mais influenciam o chamado mundo ocidental? Os Estados Unidos da América e os países europeus (Inglaterra, Alemanha, França, Itália, Rússia).

Quem são os países que compõem o mundo ocidental?

Dividir o mundo entre ocidente e oriente vai muito além de posição geográfica no globo. Envolve muitos fatores desde políticos até culturais e essas relações mudam com o tempo. 

Atualmente a cultura ocidental, muitas vezes referida como civilização ocidental, estilo de vida ocidental ou civilização europeia, é um termo comumente usado para se referir a um legado cultural de normas sociais, valores éticos, tradições, crenças, sistemas políticos, artefatos e tecnologias que têm alguma origem ou associação . 


Vejamos que a América, parte da África e Europa estão nesse mapa como mundo ocidental. Mas podemos incluir aí boa parte do continente Africano (que foi colônia Europeia) e a Austrália. Ou seja, não dá para dividir o mundo apenas com o Meridiano de Greenwich essa divisão vai além de aspectos físicos.



Broadway em 2018. É uma avenida da cidade de Nova IorqueEstados Unidos que atravessa o condado de Manhattan e do Bronx.

Que conhecer um pouco mais sobre a cultura ocidental? Assista ao vídeo abaixo:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steve Cutts: o cara da animação critica sociedade consumista.

Apresento para vocês outro vídeo  "Man". Animação muito interessante na mesma linha do documentário "História das Coisas". A animação é de  Steve Cutts, que numa simples desenho animado, buscou mostra a realidade da relação homem X Natureza na atualidade.  A apesar de ser uma ficção Steve ilustra de forma lúdica um grande problema de nossa sociedade moderna. Para que não conhece Steve Cutts aí vai um pouco da história dele. "S teve Cutts  é ​​um artista independente de Londres. Especializado em  arte ,  ilustração  e  animação . Depois de estudar Belas Artes na Universidade de Farnham, ele começou a trabalhar como ilustrador na agência de comunicação londrina, Glue Isobar, onde trabalhou por quatro anos antes de ingressar no mundo do freelance." Ele já produziu trabalhos para clientes como Coca-Cola, Bacardi, Toyota, Reebok, Sony PSP, The Guardian, Kelloggs, Philips, Three e Jamesons, entre outros. Steve está ficando bastante con...

A culpa é de quem?

Olá moçada, atualmente o tema falta de água está em destaque na mídia e até mesmo nas rodas de conversa do dia-a-dia. Gostariam que refletissem sobre os reais autores desse processo. A culpa é de quem? De todos, já que há muito desperdício de água. Dos governos que não criam políticas publicas adequada para melhorar a gestão das águas. Do Efeito Estufa. Para embasar os comentários de vocês acessem o site do Projeto Manuelzão: http://www.manuelzao.ufmg.br/

Início dos trabalhos

Olá queridos alunos, iniciaremos nosso blog com uma atividade interativa que será a construção coletiva de textos que busquem relacionar a sociedade e a natureza.  Nosso objetivo inicial será o de proporcionar uma discussão coletiva em nossa sala de aula sobre o nosso papel no equilíbrio ambiental do planeta e divulgar os resultados na rede. Para dar início aos trabalhos vamos assistir  " A história das coisas". Trata-se de um pequeno documentário sobre  como colaboramos diariamente para a destruição dos ecossistemas. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai desde a extração dos recursos naturais, passando pela indústria, compra e descarte, até chegar aos aterros sanitários e lixões. Em apenas 20 minutinhos vocês terão uma grande surpresa!