Pular para o conteúdo principal

Para quê aprender inglês?

Geografia 8 ano

 

Para quê aprender inglês?

 

A necessidade de se conhecer outras culturas e outros costumes é um fator importante que justifica o aprendizado de um idioma possibilitando ao aluno sua inclusão social neste mundo cada vez mais globalizado.

 Além disso, a constante evolução das línguas e dos estrangeirismos reforça a necessidade de se aprender outras línguas. Mas, o que a Geografia tem haver com isso? A Geografia vai ajudar a entender como o Inglês se tornou uma “língua universal”. E qual o significado disso no contexto atual.

 

Observe o infográfico:

 

 

 

Porque o inglês se tornou global?

 Por dois fatores principais:

  • ·    A extensão do poder colonial britânico, que teve seu ápice no final do século XIX (com a colonização de vários países na África e Ásia);
  • ·        E a hegemonia dos Estados Unidos como poder econômico no século XX.


A hegemonia (supremacia, influência) dos Estados Unidos ganhou muita força com o fortalecimento da Globalização. Hoje as grandes empresas do mundo (as multinacionais e transnacionais) têm relações comerciais importantes com esta grande economia mundial. Por esse motivo, é-lhes imprescindível a presença de profissionais qualificados. Pessoas com um domínio profundo desta competência linguística.


No entanto, a explicação não se resume ao fator já mencionado.  O cinema, a música, a internet, o entretenimento e tudo aquilo que faz parte da nossa cultura atual são nesta língua.


E até mesmo no Brasil, que fala oficialmente a língua portuguesa, o inglês é usado de várias formas. Chamamos isso de estrangeirismo. Veja os exemplos abaixo:


Que saber o que é estrangeirismo? Clique aqui estrangeirismo.


Resumindo, o inglês é a língua mais usada no mundo hoje devido:

1.   Inglês a língua mais entendida no mundo (por ser a mais difundida em função dos fatores levantados no início do texto).

2.   É a língua do negócio internacional (as grandes empresas no mundo usam a língua inglesa).

3.   A maioria dos filmes são em Inglês (são produzidos em países de língua inglesa).

4.   É fácil de aprender (a gramática do inglês é muito simples).

5.   Está relacionado com outras línguas (é absorvida por outras línguas no cotidiano/ estrangeirismo).

Agora vamos ver nosso vídeo que fala mais sobre o inglês ser um língua universal. 


E você! Acha o que acha da língua inglesa? Escreva nos comentários abaixo se você tem dificuldades ou não em aprender essa língua.



  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Steve Cutts: o cara da animação critica sociedade consumista.

Apresento para vocês outro vídeo  "Man". Animação muito interessante na mesma linha do documentário "História das Coisas". A animação é de  Steve Cutts, que numa simples desenho animado, buscou mostra a realidade da relação homem X Natureza na atualidade.  A apesar de ser uma ficção Steve ilustra de forma lúdica um grande problema de nossa sociedade moderna. Para que não conhece Steve Cutts aí vai um pouco da história dele. "S teve Cutts  é ​​um artista independente de Londres. Especializado em  arte ,  ilustração  e  animação . Depois de estudar Belas Artes na Universidade de Farnham, ele começou a trabalhar como ilustrador na agência de comunicação londrina, Glue Isobar, onde trabalhou por quatro anos antes de ingressar no mundo do freelance." Ele já produziu trabalhos para clientes como Coca-Cola, Bacardi, Toyota, Reebok, Sony PSP, The Guardian, Kelloggs, Philips, Three e Jamesons, entre outros. Steve está ficando bastante con...

A culpa é de quem?

Olá moçada, atualmente o tema falta de água está em destaque na mídia e até mesmo nas rodas de conversa do dia-a-dia. Gostariam que refletissem sobre os reais autores desse processo. A culpa é de quem? De todos, já que há muito desperdício de água. Dos governos que não criam políticas publicas adequada para melhorar a gestão das águas. Do Efeito Estufa. Para embasar os comentários de vocês acessem o site do Projeto Manuelzão: http://www.manuelzao.ufmg.br/

Início dos trabalhos

Olá queridos alunos, iniciaremos nosso blog com uma atividade interativa que será a construção coletiva de textos que busquem relacionar a sociedade e a natureza.  Nosso objetivo inicial será o de proporcionar uma discussão coletiva em nossa sala de aula sobre o nosso papel no equilíbrio ambiental do planeta e divulgar os resultados na rede. Para dar início aos trabalhos vamos assistir  " A história das coisas". Trata-se de um pequeno documentário sobre  como colaboramos diariamente para a destruição dos ecossistemas. Mostra passo a passo a cadeia de eventos que vai desde a extração dos recursos naturais, passando pela indústria, compra e descarte, até chegar aos aterros sanitários e lixões. Em apenas 20 minutinhos vocês terão uma grande surpresa!